«

»

out 23 2020

GDF oferece quatro mil vagas em cursos gratuitos para qualificação de trabalhadores

Entre janeiro e setembro deste ano, as agências do trabalhador do Distrito Federal encaminharam 11.168 pessoas para as 10.571 vagas ofertadas, mas apenas 33,4% dos candidatos foram efetivados. O motivo do baixo índice de contratação é a falta de qualificação.

Diante deste quadro, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria do Trabalho, lança uma série de programas de qualificação social e profissional.

O primeiro deles – intitulado Aqui tem, qualificação – está com edital previsto para a próxima segunda-feira (26). Serão disponibilizadas quatro mil vagas em 13 cursos presenciais, gratuitos, com direito a certificado.

A maioria das pessoas que buscam emprego nas agências são jovens, que acabam de sair do ensino médio e não têm qualificação, não têm experiência ou estão adaptados a uma atividade laboral e não atendem aos requisitos solicitados”, detalha o secretário-executivo do Trabalho, Ivan Alves dos Santos. “Ou seja, muitas vagas abertas, mas poucas pessoas capacitadas para preenchê-las”.

Segundo ele, a escolha dos cursos que serão disponibilizados atende às solicitações do setor produtivo. Ou seja, a grade de estudos ofertada seguiu as demandas de mercado que as agências do trabalhador têm registrado.

Entre as demandas  estão capacitações para profissões como: organizador de eventos, garçom, atendente de consultório, desenhista de página de internet, mecânico (automóveis e robótica), técnico e manutenção de equipamentos de informática, operador de rede de teleprocessamento, maquiagem e designer de sobrancelha, aplicativos móveis para Android, auxiliar de contabilidade, artesanato e assistente administrativo.

Os cursos estarão disponíveis em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno). E as salas de aulas serão organizadas por pelo menos cinco polos: Asas Sul e Norte, Gama, Taguatinga e Sobradinho. As inscrições deverão ser realizadas entre 26 de outubro e 7 de novembro, pelo site da Secretaria do Trabalho.

Além desse programa, o secretário do Trabalho, Thales Mendes, destaca outros já em vigência, que também visam a qualificação profissional. “Abrimos o cadastro de trabalhadores de veículo de tração animal, para identificar este público para iniciar o processo de migração deles para outras profissões, já que o trânsito de veículo de tração animal é proibido no DF”.

Segundo Thales, o governo está preocupado em amparar estes trabalhadores, popularmente conhecidos por carroceiros. “Essas pessoas precisam ser capacitadas para trabalharem com outras coisas. O mesmo faremos para os lavadores e guardadores de carro, com o objetivo de oferecer a eles cursos como atendimento ao público, novas tecnologias de lavagem e formas de recebimento pelos serviços prestados.

Com informações de Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*