«

»

nov 24 2014

GILMAR MENDES ESTÁ ANALISANDO AS CONTAS DA CAMPANHA DE DILMA

Há suspense no mundo político pela análise que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará nas próximas semanas das prestações de contas da candidata reeleita à Presidência da República, Dilma Rousseff, do Comitê Financeiro Nacional e do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).

Um dos fatores de insegurança é que o relator do processo é o ministro Gilmar Mendes, de notória ligação com os políticos do PSDB e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, determinou que sejam requisitados técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), da Receita Federal e do Banco Central do Brasil para auxiliar no exame das contas, a pedido de Gilmar Mendes.

Os acordos de cooperação técnica entre o TSE, a Receita Federal e demais órgãos da Administração Pública são comuns e fazem parte da rotina dos trabalhos do tribunal. O TSE e Advocacia Geral da União (AGU), por exemplo, mantêm acordo para  a cobrança do ressarcimento dos custos com novas eleições realizadas devido à cassação de mandato de candidatos.

Além da AGU, o TSE mantém convênios com a Receita Federal, com o Banco Central e com o TCU para intercâmbio de informações e auditoria. Nas eleições de 2010, auditores do TCU auxiliaram o TSE no exame das contas de Dilma Rousseff, eleita presidente. A novidade, neste momento, é o relator Gilmar Mendes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*