«

»

jul 03 2013

Golpe militar do egito não é modelo para brasil

 RENATO RIELLA

A globalização torna os jovens de todo o planeta bastante parecidos nos seus sonhos, mas os limites culturais e religiosos ainda persistem, de país em país.

Por isso, não podemos comparar as manifestações de rua do Brasil com as da Turquia e muito menos com as do Egito, país este no qual o Exército acaba de depor o presidente Mohamed Morsi.

Ninguém tente comparar as realidades desses três países, que fazem parte do Terceiro Mundo. São povos bem diferentes, expressivos nos seus diversos valores.

Desses três países, as instituições parecem mais fortes no Brasil. Não se pode imaginar que o enfraquecimento político da presidente Dilma Rousseff leve os tanques militares às ruas. Só se for para garantir o término do seu mandato nesses 18 meses que faltam.

No entanto, para quem vê essas três crises políticas a partir de países do Primeiro Mundo, pode parecer que Brasil, Egito e Turquia são semelhantes demais e acabarão da mesma forma. Esta é uma distorção de imagem que os brasileiros precisam enfrentar.

Aqui, não! A nossa democracia parece sólida e inabalável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*