«

»

fev 09 2022

Governo suspende ação de despejo da Associação Amigos dos Autistas do Distrito Federal

Secretaria de Saúde determinou a suspensão da ordem de despejo da instituição Associação Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF). A organização tem como sede dois imóveis da Secretaria no Riacho Fundo. A decisão é de hoje (8) e ocorre depois de um impasse judicial.

A remoção do grupo do Instituto de Saúde Mental foi definida em 2017, ainda no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), mas só agora seria cumprida.

A retirada foi anunciada em 24 de janeiro, depois da cobrança da Pr ocuradoria do DF pelo cumprimento da ordem de despejo, e gerou reações de familiares e da comundade. 

O apresentador da TV Globo Marcos Mion, que tem um filho no espectro autista, foi um dos que pediu, em vídeo, pela manutenção do espaço.

Entre os apoiadores que se solidarizaram com o grupo, está o cônsul-geral do Brasil em Miami, João Mendes Pereira, que também cobrou uma solução para o impasse. Há 35 anos, a associação atende autistas adultos diagnosticados no espectro severo do transtorno e que dependem de assistência para realizar as tarefas cotidianas. A ONG oferece cuidados multidisciplinares aos pacientes em caráter integral.

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, deu o prazo de dois dias para que a associação forneça detalhes sobre o funcionamento no local, informando perfil do público atendido e parcerias com a pasta.

Uma reunião entre representantes da secretaria e da instituição está marcada para amanhã.

Fonte: R7 – Jéssica Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*