«

»

mar 27 2024

Índice de Confiança de Serviços sobe e atinge maior nível desde outubro de 2022

Serviços no país caem 1,2% em outubro, revela pesquisa do IBGE | Agência  Brasil

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV Ibre subiu 1,6 ponto, para 95,8 pontos, revertendo a queda observada no mês passado, e é o maior nível desde outubro de 2022 (97,6 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,7 ponto.

“O primeiro trimestre se encerra com melhora na confiança do setor de serviços. Apesar disso, os resultados mantêm a percepção de perda de fôlego do setor sobre a situação atual observada nos últimos meses. Os resultados positivos em relação ao futuro demonstram otimismo, na maior parte dos segmentos, em relação a demanda e ao ambiente de negócios para os próximos trimestres. O empresário enfrenta um ambiente macroeconômico de manutenção da queda na taxa de juros, controle de inflação e bons resultados no mercado de trabalho, fatores que podem estar influenciando as perspectivas futuras para o setor de serviços. ”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

Em março, a alta do ICS foi influenciada pela melhora das expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,9 pontos, para 96,0 pontos, maior nível desde outubro de 2022. Por outro lado, o Índice de Situação Atual (ISA-S) ficou recuou 0,5 ponto, para 95,9 pontos.

Os dois componentes do ISA-S caíram: o indicador de situação atual dos negócios recuou 0,6 ponto, para 95,7 pontos, e o indicador de volume da demanda atual cedeu 0,5 ponto, para 96,0 pontos.

Em relação aos componentes dO IE-S, o indicador de demanda prevista nos próximos três meses avançou 3,7 pontos, para 94,9 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses subiu 3,9 pontos, para 97,0 pontos.

Com o fim do primeiro trimestre, a melhora da confiança de serviços nessa ótica teve participação fundamental da melhora das expectativas, revertendo queda no trimestre anterior. Em sentido oposto, a média trimestral do ISA-S ficou abaixo do último trimestre. “Apesar dos sinais de piora na situação atual, a confiança do setor de serviços apresenta melhora no primeiro trimestre, refletindo a melhora das expectativas disseminada entre os segmentos.” completou Pacini.

Fonte: FGV Ibre

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*