«

»

jan 27 2023

Indígenas Guajajaras recebem atendimento da equipe de saúde no DF

Indígenas da comunidade Guajajara, localizada no Noroeste, receberam a visita de uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Asa Norte. Foram aplicadas 40 doses de vacinas, entre imunizantes contra Covid-19, febre amarela, hepatite, tétano e varicela. Além disso, gestantes e diabéticos foram atendidos pelas cinco servidoras.

“É importante para nós chegar a vacinação aqui na aldeia”, avalia o cacique da comunidade, Francisco Guajajara. “É muito bom ter esse atendimento aqui, não precisar ir até a unidade de saúde”, completa Angelina Guajajara, 22. Ao levar o filho Benjamin, de sete meses, para atualizar a caderneta de vacinação, ela aproveitou para se imunizar contra a Covid-19.

A enfermeira Jéssica Luana Gomes aponta que a equipe vai semanalmente ao local, atendendo tanto os indígenas Guajajara quanto de comunidades de outras etnias. Os servidores oferecem os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e, em caso de necessidade, encaminhar para as áreas especializadas.

“É um trabalho diferenciado em muitos aspectos”, explica Jéssica. Ela enfatiza que faz parte da conduta dos servidores manter atenção e respeito aos costumes dos povos originários e adotar uma linguagem clara para explicar a importância dos cuidados com a saúde.

Quando essa equipe está atendendo, é necessário atingir a competência cultural”, explica o médico e antropólogo Fernando Natal, da Coordenação de Atenção Primária (Coaps) da Secretaria de Saúde (SES). Isso significa saber abordar os temas da ciência sem desrespeitar os costumes e crenças dos povos, bem como superar as barreiras linguísticas. O diálogo é fundamental para atingir os objetivos de saúde.

A SES, lembra Fernando, tem organizado oficinas setoriais com outras organizações, como Funai, Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Memorial dos Povos Indígenas e Associação Brasileira de Antropologia. Além da UBS 2 da Asa Norte, a Coaps coordena o trabalho de atenção indígena empreendido pela UBS 1 de São Sebastião e a UBS Cariru, no Paranoá. Essas unidades são responsáveis pelo atendimento de comunidades em São Sebastião, Noroeste, Gama e Paranoá.

Fonte: Secretaria de Saúde

Foto: Agência Saúde –  Sandro Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*