«

»

mar 26 2018

Juros caem, mas previsão ainda é de inflação bastante baixa

Analistas do mercado financeiro consultados constantemente pelo Banco Central reduziram, pela oitava semana seguida, a projeção para a inflação neste ano.

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu para 3,57%, de acordo com o Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) sobre os principais indicadores econômicos.

É preocupante, pois no ano passado o Brasil fechou com inflação de 2,95%, abaixo do piso da meta inflacionária, que é de 3%, obrigando o governo a rever todos os cálculos do planejamento feito para 2017.

No andar das coisas, pode ser que até o final deste ano a inflação repita performance semelhante, obrigando o Banco Central a baixar ainda mais a taxa de juros oficial, Selic, que já está no patamar recordista de 6,50% ao ano.

Para 2019, a estimativa do mercado para a inflação caiu para 4,10%, ficando mais distante do centro da meta (4,25%).

O mercado não espera por mais cortes de juros este ano. De acordo com a previsão das instituições financeiras, a Selic encerrará 2018 em 6,50% ao ano e subirá ao longo de 2019, encerrando o período em 8% ao ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*