«

»

fev 26 2019

LEMBRANÇA DE PAULO NOGUEIRA NETO

Hoje acordo com a notícia da morte de Paulo Nogueira Neto.
Tudo bem, já estava meio velhinho, é natural.

Mas importa dizer a importância que tem (e teve) na História brasileira. Marcante!

No meio da década de 70, não se falava de ecologia ou meio ambiente em todo o mundo. No máximo, alguns se preocupavam com a poluição.

Paulo Nogueira Neto criou e instalou a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior.

Bem novinho (cerca de 25 anos de idade), fui um dos coordenadores de Comunicação desse ministério, o mais forte já existente na vida brasileira. Trabalhei junto com Valéria Velasco, recentemente falecida, outra pessoa fantástica.

E convivi com Paulo Nogueira Neto, apoiando ele. inclusive com recursos, na produção de peças diversas: folders, audiovisuais, etc.

Muito equilibrado, sabia que tinha pela frente trabalho infinito na implantação de uma cultura ecológica no Brasil, mas colocava tijolo por tijolo, calmamente, nesta construção.

Aprendi com ele a ser determinado. Aos poucos fui vendo os resultados do nosso trabalho pioneiro.

Na época, estourou a grave crise de poluição em Cubatão, onde Paulo Nogueira advertia para o nascimento de crianças sem cérebro.

Meu posto era no Ministério do Interior, alguns andares acima da pequena Secretaria do Meio Ambiente. Mas sempre que podia, fugia pra lá, testemunhando o nascimento da nossa ecologia.

Devemos a Paulo Nogueira a abertura de discussões sobre a Lei Ambiental, num momento em que ninguém levava a sério este tema.

Hoje morreu um dos homens mais estratégicos da vida brasileira.

Deus proteja e ilumine Paulo Nogueira Neto, um ser humano acima de qualquer padrão, idealista sem fanatismo, grande mestre. (RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*