«

»

fev 28 2023

Metrô-DF voltou a funcionar no início da tarde de hoje

Metrô-DF | Agência Brasil

As faixas exclusivas para ônibus poderão ser utilizadas por veículos leves nas rodovias distritais e nas vias urbanas até as 23h59 de hoje, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER). A liberação das faixas exclusivas contemplam os corredores da Estrada Parque Taguatinga (EPTG / DF-085), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075), do Setor Policial, do Eixo Monumental e das W3 sul e norte.

Quando identificado o problema de sinalização, as equipes de manutenção e tecnologia foram acionadas para fazer a varredura do sistema e identificar as causas do problema, que prejudicaram 135 mil pessoas, média de passageiros que circula no Metrô-DF em dias úteis.

Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltassem a circular o mais brevemente possível. Diversas equipes foram mobilizadas, dos setores de manutenção, tecnologia, energia e segurança.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) foi informada e, de imediato, determinou o reforço de linhas de ônibus. A Polícia Civil também foi acionada e já adotou providências, incluindo a perícia do local.

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, informa que, em relação a ocorrências de vandalismo, em especial furtos e rompimento de cabos, a companhia tem tomado uma série de providências nos últimos meses.

“Nos últimos meses, intensificamos as rondas na parte interna e externa do sistema, a pé e por meio de viaturas, houve reforço do quadro de vigilância patrimonial, ações de roça e capina e melhorias na iluminação na via para melhorar a visualização durante as rondas preventivas e também a instalação de concertinas para inibir a entrada de pessoas estranhas ao sistema”, enumera.

Estão sendo instalados 60 mil metros de concertinas ao longo de todo o trecho (50 mil já instalados) e 16 mil metros de grades metálicas (14 mil metros já instalados).

Além disso, o Metrô-DF tem atuado em parceria com os órgãos de segurança pública para inibir furtos e roubos no sistema.

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informa que o vandalismo afeta a prestação do serviço de transporte, atingindo os mais de seis milhões de passageiros que utilizam os sistemas metroferroviários diariamente, com as paralisações da circulação de trens, redução de velocidade operacional e interrupção do serviço para a restauração do material deteriorado.

Em 2021, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o país registraram 3.864 ocorrências, que geraram R$ 14,5 milhões de impacto financeiro estimado, fora o impacto operacional e para a população.

Os casos de vandalismo e furto de cabos e fios tem se mostrado um problema crescente nos sistemas metroferroviários nos últimos anos. Em 2021, entretanto, o número de casos aumentou muito, superando em quase três vezes (ou 300%) aqueles ocorridos em 2020.

Fonte: Ascom Metrô-DF e DER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*