«

»

jan 29 2024

Microempreendedores Individuais têm até dia 31 para aderir ao Simples Nacional

Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas excluídas do regime tributário simplificado em 2023, devido a débitos com a Fazenda Nacional, têm até 31 de janeiro para regularizar suas pendências e optar novamente pelo Simples Nacional ou pelo Simei.

De acordo com a Receita Federal, cerca de 355 mil MEIs foram excluídos do regime simplificado em 2023. O Simei é Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional para o MEI.

Microempresas e empresas de pequeno porte também têm o mesmo prazo para optar pelo Simples Nacional.

Os contribuintes que não solicitarem sua inclusão no Simples Nacional e seu enquadramento no Simei até o final deste mês terão que esperar até janeiro de 2025 para fazer a solicitação, ficando fora do regime durante todo o ano de 2024.

Para regularizar a situação e voltar a fazer parte desses regimes, as empresas e MEIs devem resolver as pendências indicadas pela Receita Federal nos Termos de Exclusão.

Se o contribuinte acreditar que os débitos são indevidos, ou já tenha efetuado o pagamento ou parcelamento, poderá contestar a exclusão do Simples Nacional por meio de um processo digital.

Fonte: Gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*