«

»

mar 19 2018

Moacyr Lima recebe, aos 89 anos, o título de cidadão honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal  entregou hoje (19) o Título de Cidadão Honorário ao produtor rural Moacyr Pereira Lima,de  89 anos. Entusiasta da agricultura orgânica, o homenageado teve sua trajetória pessoal e profissional enaltecida por familiares, autoridades, produtores e sindicalistas.

Moacyr Lima acumula um currículo extenso e variado, voltado à produção agrícola e extensão rural. Formado em Relações Públicas, foi um dos idealizadores do jornal Tribuna Rural, e professor de comunicação e metodologia no trabalho de extensão rural.

Lima tem vasta experiência também na área pública, com passagens pelo Ministério da Agricultura, Emater e Incra. Além disso, Moacyr Lima é reconhecido como um dos pioneiros da produção de alimentos orgânicos no DF.

O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), denominou de “amizade cármica” a sua relação com o mais novo cidadão honorário de Brasília. “Apresentei o mundo orgânico para Moacyr quando ele tinha 70 anos de idade. Ele entrou, mergulhou e fez modificações. Hoje é exemplo para todo o Brasil”, destacou o distrital, que disse ter aprendido com o homenageado o “modelo colaborativo e de entrega, de forma altruísta”.

“A vida só tem sentido quando se deixa um legado, e é inegável o que Moacyr fez e faz”, afirmou o secretário de Agricultura do DF, Argileu Martins da Silva. Ele enfatizou que o trabalho do homenageado influenciou a formação extensionista no Brasil: “Somos o que somos pelo trabalho que ele desenvolveu”. O secretário aproveitou a solenidade para entregar a Lima uma placa em nome dos servidores da Agricultura.

Durante a sessão solene, foi exibido um vídeo sobre a atuação de Moacyr Lima. Os depoimentos reforçam seu entusiasmo pela vida, pelo trabalho e pela difusão do orgânico, assim como sua busca por conhecimento e inovação. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Orgânicos do DF, Gilsérgio dos Santos Silva, o homenageado é um mestre. “Ele estimula a gente o tempo todo”, afirmou, lembrando que há cerca de cinco anos Moacyr Lima empreendeu todos os esforços em busca da certificação de produtores de orgânicos da cidade.

Em sua fala, o novo cidadão honorário fez questão de ressaltar seu respeito e admiração pelo produtor e pela família rural: “Eles são o cerne, o início da vida, pois são eles que produzem os alimentos”. Moacyr Pereira Lima dedicou boa parte de seu discurso a agradecer às pessoas que o ajudaram, o inspiraram e o acompanharam ao longo de sua trajetória.

Foto: CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*