«

»

fev 13 2022

Morre João Carlos di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo, aos 82 anos

Em dezembro de 1965, Di Genio e alguns professores e estudantes Medicina da Universidade de São Paulo – como Dráuzio Varella, Roger Patti e Tadasi Itto – decidiram abrir o próprio curso e o batizaram de Objetivo.

O Colégio Objetivo foi fundado em 1971 e, no ano seguinte, foram criadas as faculdades Objetivo. Em 1988, elas foram transformadas em Universidade Paulista (Unip) – que hoje atende em cerca de 900 unidades, mais de dois mil alunos de ensino superior – incluindo o recente curso de medicina.

Di Genio tinha especial cuidado com crianças que, assim como ele, tinha QI elevado, eram superdotadas e altamente habilidosas.

Segundo dizia, a “inteligência e os talentos deveriam ser tratados como a riqueza de um país”.

Além disso, advogou pela inclusão de estudantes na sala de aula, e acolheu alunos com as mais diversas síndromes e dificuldades.

Entre as décadas de 1970 e 1980, Di Genio criou um centro de pesquisa e tecnologia e o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT) que oferece cursos de robótica, arte, criatividade, para crianças.

Por conta do POIT, o Objetivo foi reconhecido e passou a integrar – como 1ª instituição brasileira – o Conselho Mundial para Superdotados.

Além disso, criou o Teatro-laboratório, que unia palco, tecnologia, arte e ciência.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*