«

»

jul 10 2013

MUITA INCERTEZA SOBRE A PARALISAÇÃO DE AMANHÃ

PAULO TIMM

Amanhã, dia 11 de julho, é a vez dos trabalhadores se manifestarem.

As Centrais Sindicais, mesmo divididas quanto à pauta da mobilização, que deverá parar grande parte dos serviços nas principais cidades do país, se incorporam à inquietação.

A CUT, mais próxima do PT e do governo, tenta incluir a defesa indireta de Dilma através do apoio ao plebiscito, o qual está aparentemente descartado pelas lideranças no Congresso.

Força Sindical, do Deputado Paulinho da Força (PDT-SP) é contra, junto com outras centrais.

As mais à esquerda vão mais longe: criticam Dilma e querem a auditoria da dívida da União, alegando que se esta dívida consome quase 50% do Orçamento, é impossível mudar o país.

“O problema não é o ministro. É o governo, que privilegia o interesse dos bancos, das empresas, do agronegócio, e não o dos trabalhadores”, disse José Maria de Almeida, coordenador da CSP-Conlutas e presidente do PSTU.

Com exceção da CUT , todos repudiam a presença dos partidos políticos no movimento, especialmente do PT. Temem a manipulação oficialista do processo, que poderá, no final, reeditar o caso egípcio, com a multidão dividida ao meio; aqui, como dizem, pelo “ fundamentalismo ideológico petista”.

Por enquanto, há um consenso nas seguintes consignações, basicamente trabalhistas, embora em sentido lato:

10% do Orçamento , tanto para Educação como Saúde

Fim do Fator Previdenciário

Reforma Agrária

Redução da Jornada de trabalho

                           Melhoria nos Transportes Públicos      

 

Não há, ainda, nenhuma previsão segura da amplitude da manifestação. Analistas calculam que poderá atingir milhões de pessoas ao longo do país, tendo em vista o apoio de inúmeros sindicatos, como petroleiros, metalúrgicos, comerciários, servidores públicos, estivadores e portuários, além de bancários e metroviários.

Isso posto, as forças de segurança estão vigilantes e concentram tropas nas grandes cidades. No Rio Grande do Sul, por exemplo, ônibus comerciais com destino a Porto Alegre, nos últimos dias, ficaram superlotados com brigadianos.

O Poder Público, enfim, espera o melhor – manifestação pacífica – , porém prepara-se para o pior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*