O Governo do DF anunciou uma série de benefícios para a Saúde do Distrito Federal. Segundo o secretário de saúde, Osnei Okumoto, haverá investimento de R$ 300 milhões destinado a servidores.
Foi anunciada também a contratação de 561 aprovados em concurso público.
Okumoto adiantou o acordo de reivindicações da categoria, como a ampliação da carga horária de servidores de 20 para 40 horas, e o pagamento de licenças-prêmio, convertidas em pecúnia, no valor de R$ 140 milhões, em até 36 vezes.
A ampliação do banco de horas, de 30 para 180 dias, também será garantida aos profissionais da área.
Os técnicos da SES-DF farão levantamento para verificar a necessidade de liberação de horas-extras, para que não haja interrupção dos serviços essenciais a população.
Ao todo, 561 servidores aprovados no concurso de 2014 da Secretaria de Saúde serão convocados. A lista contém 296 técnicos de enfermagem, 19 enfermeiros, 162 médicos, 48 auxiliares e 36 especialistas que serão distribuídos em unidades da rede pública.
Osnei Okumoto também comunicou a reorganização das Portarias nº 77 e nº 78 da Secretaria de Saúde. A primeira estabelece a política de Atenção Primária à Saúde do DF, enquanto a segunda disciplina o processo de conversão da Atenção Primária à Saúde do DF ao modelo da Estratégia Saúde da Família.