«

»

abr 23 2014

Na falta de justiça, todo mundo está linchando todo mundo

RENATO RIELLA

Com o Facebook, todo mundo virou jornalista. Com o Instagram, qualquer pereba agora é fotógrafo. São mudanças intensas da sociedade recente.

Mas a mudança mais dura, chocante e surpreendente é a que vou mostrar agora: com os linchamentos, qualquer vagabundo virou juiz.

Vi pessoas respeitáveis, equilibradas e até religiosas lamentando que o técnico de informática, preso recentemente por atropelar e matar oito pessoas no Lago Norte, não tenha sido trucidado no meio da rua.

Há um sentimento amplo no Brasil atual de que, diante da impunidade geral e irrestrita que campeia no país, a solução é fazer justiça com as próprias mãos. Todos querem matar o pai e a madrasta do menino Bernardo, do Rio Grande do Sul. Todos!

Criei uma frase que circula pela Internet. É a seguinte: “O brasileiro está fazendo injustiça com as próprias mãos”. E assim segue.

No Facebook, diariamente, vejo filmetes feitos com celular mostrando como a população está esmagando bandidinhos flagrados em roubos diversos ou praticando cenas de violência.

Essas filmagens aparecem sem data e muitas vezes sem localização, mas são de arrepiar. Numa delas, um assaltante muito novo, quase criança, fica estendido no chão sendo massacrado por um motoqueiro, que usa o pesado capacete como arma.

Noutras, destacam-se pontapés, voadoras (golpes de dois pés em salto elevado), murros no estômago e no rosto, etc.

Num dos vídeos, depois de ver o assaltante apanhar bastante, uma mulher surrada pelo bandidinho corre para protegê-lo, evitando que fosse morto.

Na maioria das filmagens, os agressores dos bandidos não são identificáveis. Mas em outras cenas aparecem de cara lavada, como se diz, rindo da violência gravada em celular.

Há alguns aspectos a se destacar. Policiais surgem constantemente no Facebook dizendo que não adianta prender marginais, principalmente menores, pois logo, logo, estão na rua. Isso vale, inclusive, para assassinos ou estupradores!

A impunidade revolta a população, despertando essa febre de linchamentos nas diversas regiões brasileiras. “Vamos reagir” é a nova palavra de ordem.

Juízes e promotores precisam despertar para este grave problema brasileiro, que se estende a outras cenas de vandalismo, como o incêndio de centenas de ônibus nos últimos meses, de Norte a Sul.

Não adianta chamar os parlamentares para esta discussão, pois eles só pensam “naquilo”. Deles nunca podemos esperar nada.

A lei está sem moral no Brasil.

O mais lamentável é ver que, enquanto bandidos federais, que roubam bilhões, ficam impunes para sempre, o povo está linchando bandidos jovens, quase crianças, quase todos negros, que são flagrados praticando isso ou aquilo. Alguns até podem ser inocentes…

É fator de preocupação. Cadê a afabilidade do brasileiro? Será que nos transformamos num povo sem esperança, dominado pela revolta? O que fazer?

Atire a primeira pedra, no Brasil, virou uma ordem. Vamos lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*