«

»

maio 07 2014

ORÇAMENTO IMPOSITIVO VEM AÍ E GERA PREOCUPAÇÕES

RENATO RIELLA

O próximo presidente da República terá de liberar as verbas aprovadas por deputados federais e senadores aprovadas no Orçamento da União, na forma de emendas parlamentares.

Este é o chamado Orçamento Impositivo, cujo projeto havia sido aprovado antes pelo Senado e agora passou pela Câmara. Breve será levado ao Palácio do Planalto, para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que dificilmente deverá tentar vetá-lo em ano eleitoral.

Há muitas faces nessa história. Por um lado, o Orçamento Impositivo reduz as imperfeições históricas no relacionamento entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. A liberação de emendas era feita sempre sob negociações suspeitas, com verdadeiras chantagens de lado a lado.

Por outra face, o governo pode ter de liberar emendas ridículas, até absurdas, aprovadas por deputados e senadores na proposta orçamentária.

Seja o que for, representará novo modelo de relacionamento entre os dois Poderes na próxima gestão. Na sequência, os Legislativos estaduais e o do DF tentarão implantar algo semelhante, certamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*