«

»

abr 13 2015

OS 7 PECADOS CAPITAIS DO MEMORIAL DO JANGO

SILVESTRE GORGULHO

De um depoimento de quem entende de preservação, de Brasília e de governo posso fazer os 7 Pecados Capitais do Memorial do Jango.

Estou me referindo a Vera Ramos, técnica respeitada e executiva do Instituto Histórico e Geográfico do DF.

Vamos aos 7 pecados.

I ) O projeto de arquitetura do Memorial do Jango ainda não foi aprovado. Sem projeto aprovado não há Alvará de Construção e, por isso, não poderia ter sido colocado o tapume para a obra.

II ) Para aprovação de projetos no Eixo Monumental, o Código de Edificações tem que obedecer a lei 2.105/98, que exige trâmite diferenciado, em artigos específicos para a área TOMBADA.

III ) A responsável pelo licenciamento de obras explicou que não foi necessária autorização para a colocação do tapume, pois esse estaria nos limites do lote.

IV ) Incrível! Sabe como justificou? Citando o artigo 33 do Código, que isenta de projeto aprovado pequenas obras no interior de lotes, como canil, guarita, pintura de fachadas, substituição de telhas, etc.

V ) Imagina, autorizar o tapume pelo artigo 33 do Código como se fosse um canil ou guarita??????

VI ) O Memorial do Jango é uma obra complexa e polêmica no meio do Eixo Monumental.

VII ) Como não há alvará de construção, o tapume existente está configurando um cercamento do lote, o que é expressamente proibido pela legislação urbanística (NGB 09/88).

É pecado demais para uma área tão santa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*