«

»

jan 22 2018

Pedidos de matrícula na rede pública caem 10% em 2018

escolas

O número de pedidos de matrículas na rede pública de ensino do DF em 2018 caiu 10,4% em comparação com o ano passado, segundo levantamento da Secretaria de Educação.

O Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) disse considerar a situação anormal, pois “todos os anos tem gente em porta de escola pedindo vaga”.

A Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF (Aspa) afirmou que o dado não condiz com a realidade econômica do país e da capital. Já a secretaria avaliou que o número não é alarmante, porque a queda compensa um crescimento atípico em 2016.

A Secretaria de Educação diz que, de 2015 para 2016, houve um aumento de inscrições devido à instituição do ensino obrigatório a partir dos 4 anos de idade. Até 2015, apenas creches atendiam crianças com esta idade – a obrigatoriedade de matrícula no ensino regular se dava a partir dos 6 anos

“Houve um aumento de matrículas de crianças de 4 e 5 anos muito grande e atendemos 100% da demanda. Agora, volta ao que era antes”, explicou o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Fábio Pereira de Sousa.

Os números da Secretaria mostram que, em 2015, a rede pública recebeu 35.174 pedidos de matrícula – do jardim de infância ao ensino médio. No ano seguinte, o número de pedidos subiu para 39.826, o que representa um avanço de 20,2%.

Em 2017, as solicitações caíram para 40.767 e todas foram atendidas, segundo a pasta. A redução de 3,6% é explicada pelo atendimento parcial, no ano anterior, da maior parte das crianças com 4 e 5 anos e pelo incremento de vagas com a abertura de 11 escolas e 5 creches.

Agora, em 2018, o número inscrições foi ainda menor, com queda de 10,4%, e esta é a tendência daqui pra frente, segundo o subsecretário. “A taxa de natalidade está diminuindo e é na educação infantil onde mais entram novos estudantes.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*