«

»

jan 22 2018

UBS 1 de Santa Maria recebe mais médicos e ampliará atendimento

 

posto médico

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria, a maior da Região de Saúde Sul, recebeu recentemente mais sete médicos, aprovados em concurso público, para reforçar o quadro da Estratégia Saúde da Família (ESF). Ela também recebeu, por meio do programa Mais Médicos, mais dois novos profissionais.

Antes, havia apenas dois médicos na UBS para atuar em 10 equipes multiprofissionais, responsáveis por atender em torno de 3,5 mil pessoas cada uma. Com os novos profissionais, será possível aumentar a qualidade e quantidade de atendimentos à população, de acordo com a diretora de Atenção Primária à Saúde da Região Sul, Ana Flávia Saraiva.

“É um ganho para a região. Só um médico atende, normalmente, 20 pessoas em um dia. Se tinha dois médicos atuando, havia uma média de 40 atendimentos diários. Ao aumentar para mais sete profissionais, dá uma média de 140 atendimentos por dia”, calcula Saraiva, com relação ao trabalho dos servidores.

Para a diretora, o reforço é muito bem-vindo. Especialmente para as áreas de maior vulnerabilidade onde a UBS 1 é responsável, como a população do Setor Habitacional Porto Rico, em Santa Maria. “Em uma equipe da Estratégia Saúde da Família é muito importante a presença de todos os profissionais que atuam nela. Um médico completa essa função multidisciplinar e traz qualidade ao atendimento assistencial”, ressalta.

Com a chegada dos médicos, a UBS 1 de Santa Maria ampliará seu horário de atendimento a partir de fevereiro, abrindo nos dias úteis das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. A UBS 6 do Gama, cidade que junto com Santa Maria integra a Região de Saúde Sul, também funcionará em horário ampliado no próximo mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*