«

»

set 25 2019

Polícia investiga empresários do DF suspeitos de fraudar impostos

Polícia Civil e fiscais da Secretaria de Economia do DF cumprem mandados de buscas em endereços do DF e GO — Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal cumpre mandados de busca e apreensão, na manhã de hoje (25), contra empresários do ramo de peças automotivas.

Segundo a investigação, o grupo abria empresas de fachada para sonegar impostos.

As buscas foram autorizadas pela 1ª Vara Criminal de Brasília e são feitas em casas e empresas sediadas em Brasília e em endereços de Goiânia (GO).

De acordo com os investigadores, o grupo usava documentos falsos para burlar a fiscalização.

No esquema, os empresários não pagavam impostos e acumulavam dívidas tributárias. Com o saldo devedor, eles montavam outras empresas em nome de laranjas e, assim, conseguiam “blindar o patrimônio”.

Quando eram descobertos, segundo a Policia Civil, os empresários montavam outras empresas e, então, continuavam o ciclo. Dessa forma, o governo não conseguia cobrar dos “laranjas” – que não tinham capacidade de pagamento.

A estimativa é de que o grupo tenha sonegado cerca de R$ 50 milhões, em valores atualizados, desde 2013. A apuração apontou ainda que o esquema causou prejuízo para outras empresas. O grupo acumula 116 ações na Justiça.

A operação Crassus – do latim gordura, graxa – investiga crimes fiscais, de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A força-tarefa é coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dicot), com apoio da Secretaria de Economia do DF.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*