«

»

jul 19 2022

Procon-DF suspende serviços de telemarketing por ligações abusivas

Brazil maintains ban on sale of electronic cigarettes | Agência Brasil

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) suspendeu, por tempo indeterminado, o serviço de telemarketing ativo de 12 empresas da capital, pela prática de ligações abusivas aos consumidores. Elas não podem ligar para oferecer serviços a clientes que não tenham demonstrado interesse.

A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial do DF hoje (19), e segue determinação do Ministério da Justiça que, ontem, suspendeu atividades de cerca de 180 empresas do setor por todo o Brasil. A maioria é ligada a bancos e instituições financeiras.

Segundo o Procon, em caso de descumprimento, as empresas podem pagar multa diária de R$ 1 mil. As companhias têm dez dias, contados a partir de hoje (19), para recorrer da decisão.

Segue permitido, porém, o funcionamento de outros modelos de telemarketing, como receptivo/passivo e aqueles feitos em casos de cobranças ou doações.

O Procon aplica a suspensão devido à “demonstração de conduta lesiva aos consumidores” por parte das empresas, e diante da “necessidade imperiosa da implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores”.

Para o órgão, o telemarketing ativo dessas empresas é “abusivo” e “ilegal”, por ser baseado na prática de estabelecer contato com o consumidor para oferecer produtos ou serviços sem consentimento deles. O cliente só pode ser abordado por telefone se já tiver manifestado interesse em adquirir serviços.

Ontem, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que a pasta, “por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e dos 27 Procons do país, fará uma grande operação contra uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo”.

Fonte: g1

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*