«

»

maio 19 2016

PROFUNDA QUEDA DE RECURSOS DO FUNDO CONSTITUCIONAL DO DF PREOCUPA BANCADA BRASILIENSE NO CONGRESSO

A bancada do DF no Congresso se reúne hoje (quinta), às 14h, para discutir a aplicação dos recursos do Fundo Constitucional no DF, que estão em queda, por causa do péssimo desempenho do PIB e da arrecadação federal.

Em 2015, o Fundo gerou para o DF cerca de R$ 13 bilhões, mas prevê-se uma queda de R$ 600 milhões este ano, o que é trágico para as áreas de Saúde, Segurança e Educação, e para as contas do GDF de maneira geral, que terão de assumir muitas despesas.

Este é o primeiro encontro da bancada sob a coordenação do deputado federal tucano Izalci. O parlamentar vai propor a convocação de representantes das áreas de Saúde, Educação e Segurança do GDF.

A proposta é ouvir, separadamente, os representantes pelas três pastas, começando pela Segurança. “Queremos ajudar e buscar mais recursos para o DF, mas precisamos ter certeza dos números para sermos mais objetivos nos nossos argumentos”, explica.

O balanço da criminalidade no DF, divulgado esta semana pelo governo, apontou o crescimento de ocorrências como homicídios, roubos a comércio, roubos a pedestres em todo o DF.

“Os números colocam a população em alerta. Precisamos conhecer quais medidas serão adotadas para reduzir os índices e de que forma os recursos estão sendo aplicados”, afirma Izalci.

No entanto, a grande discussão deve ser sobre a queda dos recursos compulsórios a serem repassados pelo Governo Federal. Como fazer?

 

Segundo Izalci, Saúde e Educação serão tratados de forma igualmente prioritária.

A proposta é que a bancada mantenha uma agenda propositiva, atenta à realidade do Distrito Federal, especialmente nestas três áreas.

“O DF perdeu cerca de 17% dos leitos de UTI nos últimos cinco anos. Não podemos nos omitir diante desse quadro”, destaca o deputado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*