«

»

dez 31 2018

Programação de posse do presidente eleito

ZILKA MARINHO

A parte de baixo da Esplanada dos Ministérios e cercada por concertina, um arame farpado com lâminas instalada pelo Exército para reforço da segurança para posse presidencial

Para a posse de Jair Messias Bolsonaro na presidência da República, o cerimonial tem início às 14h25, com o cortejo presidencial saindo da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional. Já no local, o presidente eleito será recebido pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e do Senado, Eunício Oliveira (MDB). Também participam dessa comitiva de recepção o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República Raquel Dodge. Às 15h, já no plenário da Câmara dos Deputados, ocorrerá a solenidade de posse do novo presidente. Logo após Bolsonaro, parlamentares e convidados vão se dirigir ao Palácio do Planalto onde haverá o pronunciamento oficial e a tradicional passagem da faixa presidencial.

 

MINISTROS

A nomeação dos ministros do novo governo está prevista para às 17h30 também no Palácio do Planalto onde será tirada a primeira foto oficial de toda a equipe. No final da tarde, às 18h30, Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle receberão as autoridades e convidados no Palácio do Itamaraty para cumprimentos e recepção.

Convidados ilustres já começaram a chegar como o primeiro-ministro de Isarel, Benjamin Netanyahu

A programação poderá sofrer alterações caso chova, incluindo o tradicional desfile em carro aberto com o presidente eleito.

 

Sistema de segurança

O sistema de segurança para as solenidades de posse do presidente eleito é especial diante das ameaças que ele e membros de sua equipe vêm sofrendo. O presidente Michel Temer assinou autorização para que aviões da Força Aérea possam abater aeronaves que não respeitarem as regras estabelecidas como a restrição de voos sobre Brasília, por exemplo.

Para as pessoas que vão para a Esplanada e a Praça dos Três Poderes participar das festividades, há determinações expressas de que não podem levar: guarda-chuva, carrinho de bebê, garrafas inclusive as plásticas com água mineral, bebidas alcoólicas, fogos de artifício, bolsas e mochilas, máscaras e armas, objetos cortantes e produtos inflamáveis. Animais também não podem entrar no perímetro de segurança estabelecido. A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social informou que haverá distribuição de água em copos plásticos em pontos pré-definidos. Está proibido o comércio de ambulantes.

No Lago Paranoá também há restrições para a navegação. As embarcações devem ficar a mais de 100 metros da Ponte JK e 50 metros das pontes das Garças e Costa e Silva. Essa medida de segurança é válida para o período que vai de domingo (30/112) a quarta-feira (2/1)

 

Acessos e estacionamento

A melhor opção para chegar aos locais das posses de Ibaneis e Bolsonaro é o transporte público uma vez que os acessos estão limitados às pessoas e proibidos para veículos de passeio. Os locais liberados para estacionamento são os setores de Autarquia, Bancário e de Diversões Sul e Norte, plataforma superior da rodoviária de Brasília, Estádio Mamé Garrincha e Ginásio Nilson Nelson, além dos estacionamentos do Conjunto Nacional e Conic. Pessoas com necessidades especiais poderão estacionar no Teatro Nacional.

No dia 1º do ano, feriado, as pistas do Eixão estarão abertas aos carros não havendo o tradicional Eixão do Lazer.

Os hotéis estão com uma ocupação de 90% de sua capacidade e brasileiros de todos o país continuam chegando a Brasília para a posse. Muitos ficarão hospedados em casa de amigos e parentes e outros no Camping.

BRASÍLIA CAPITAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*