«

»

fev 06 2018

Relatório feito em 2009 já avisava que o viaduto que caiu precisava de “manutenção urgente”

Restaurante embaixo do Eixão é atingido por queda de viaduto (Foto: TV Globo/Reprodução)

          No detalhe, restaurante embaixo do eixão – TV Globo/Reprodução

O desabamento de um trecho do viaduto do Eixão Su hoje (6) é uma tragédia anunciada há, pelo menos, nove anos.

Em 2009, relatório feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco) apontava a necessidade de reparos “com urgência” no trecho – e em outros oito viadutos e pontes.

As obras foram analisadas no intervalo de dois anos, em 2009 e em 2011. A conclusão do relatório foi que, nesse período, os problemas não só persistiram, como se agravaram. De acordo com o Sinaenco, além do viaduto sobre a Galeria dos Estados, as pontes do Bragueto (acesso ao Lago Norte) e das Garças (acesso ao Lago Sul) também tinham quadro crítico, naquele momento.

Presidente do sindicato à época da divulgação da pesquisa, em 2011, Rodrigo Gazen afirmou ao G1 e à TV Globo que os problemas variavam desde infiltrações e ferros expostos até descolamento do concreto e fendas abertas.

“A Galeria dos Estados é uma das piores condições que encontramos durante a pesquisa. Os pedestres e carros que passam por baixo do viaduto podem ter problemas com pedras, que podem cair a qualquer momento”, disse Gazen.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*