«

»

abr 10 2013

RIO TENTA SE CIVILIZAR, MAS É BEM DIFÍCIL

 RENATO RIELLA

 O prefeito do Rio, Eduardo Paes, resolveu aplicar uma lei municipal já existente, pela qual poderá cobrar multas de até R$ 3 mil de quem jogar lixo na rua.

Sei que é demais acreditar que dará certo, numa cidade em que três bandidos numa van de transporte público estupram uma turista americana durante oito vezes, rindo e comemorando.

Eduardo Paes tem enfrentado também o péssimo hábito daqueles que urinam nas ruas. Lembro que, em Salvador, pilares de viadutos ficam corroídos por esse hábito escandaloso.

O Rio criou, no último Carnaval, os pelotões anti-xixi, que levaram para delegacias de polícia os infratores. É uma tentativa de mudança cultural, que agora vem acrescida da lei do lixo.

Fica a dúvida sobre os grandes eventos. Haverá força suficiente para evitar que em concentrações como o Rock in Rio milhares de toneladas de lixo sejam jogadas no chão?

Por fim, registro que Brasília está atrasada. Aqui, onde a faixa de pedestres surpreendentemente pegou, é comum vermos vagabundos jogando lixo das janelas dos carros.

Há poucos dias, um carro à minha frente projetou no asfalto um coco, que saiu quicando e quase me acerta. O que fazer? Se estivesse armado, teria dado um tiro no cara (mas felizmente nem sei atirar).

E assim vamos. Pode ser que um dia o Brasil avance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*