«

»

ago 19 2018

Rollemberg quer investigação sobre pesquisas de opinião com resultados disparatados

ANTONIO ALBUQUERQUE (Notibras)

Há suspeitas de manipulação de dados nas pesquisas de opinião pública realizadas por institutos de Brasília sobre a corrida ao Palácio do Buriti.

A campanha do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta a reeleição, teria ingressado com ação no Tribunal Regional Eleitoral para ter acesso às metodologias usadas, ouvir as entrevistas e checar a tabulação dos dados.

O certo é que parou tudo. A situação chegou a tal ponto, revelam pessoas próximas aos principais candidatos, que até o Ibope, que teria números já computados sobre a disputa no Distrito Federal, decidiu rever as informações colhidas no Plano Piloto e nas cidades-satélites.

Apenas o Datafolha, por sua expressão nacional, mantém um levantamento de campo, que deve ser divulgado na terça, 21.

O próprio Palácio do Buriti estaria pressionando os institutos de pesquisa. Um deles seria o Ibope. Apesar de ficar sediado no Rio de Janeiro, esse instituto teria ligações estreitas com o Governo de Brasília. Seriam laços familiares que misturam publicidade com pesquisa.

Alertado, o Ibope teria decidido rever seus dados, que indicariam uma vantagem de Rollemberg sobre os demais candidatos, confrontando levantamentos de empresas locais.

Hoje, as informações sobre a sucessão em Brasília que chegam às redações são desencontradas. No grupo de Rollemberg, portanto, ninguém descarta que números maquiados tentem beneficiar esse ou aquele candidato.

O sinal de alerta foi ligado na semana passada no escritório da advogada Gabriela Rollemberg, filha do governador de Brasília. Ali, a preocupação com ‘pesquisas fake’ é cada vez maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*