«

»

nov 27 2014

ROUBO DA PETROBRAS ESTÁ PERTO DE ATINGIR OS POLÍTICOS

É imprevisível saber o que acontecerá com a Operação Lava Jato, que apura a roubalheira na Petrobras, quando surgirem os nomes de grandes políticos envolvidos. O que se sabe é que, nessa fase, caberá ao Supremo Tribunal Federal fazer os julgamentos.

Por enquanto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aguarda receber a delação premiada do doleiro Alberto Youssef para avaliar se pedirá ao STF abertura de inquérito contra os parlamentares federais que participaram de atos de corrupção.

Janot considera que o conteúdo das delações de Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa contém indícios para justificar o prosseguimento das investigações. O envio pode ocorrer nos próximos dias.

Youssef prestou o último depoimento de delação à Polícia Federal em Curitiba nesta semana. Por citar nomes de parlamentares que receberam  dinheiro do esquema de corrupção oriundo de recursos da Petrobras, cabe ao Supremo autorizar a investigação, devido ao foro privilegiado. Os demais crimes serão investigados pela Justiça Federal em Curitiba.

A delação ainda precisa ser homologada pelo ministro Teori Zavascki, responsável pela investigação da Lava Jato no Supremo.

Em outubro, em depoimento à Justiça Federal, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar, disse que PP, PT e PMDB eram beneficiados com recursos de contratos superfaturados da estatal. Segundo o ex-diretor, empreiteiras repassavam 3% do valor de contratos superfaturados aos três partidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*