«

»

ago 31 2020

Secretaria de Cultura do DF lança edital para fomentar área de audiovisual

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa  publicou hoje (31), o edital FAC Visual Periférico 2020, criado para auxiliar o segmento do audiovisual do DF, com atividades culturais suspensas presencialmente e equipamentos fechados por causa da Covid-19.

No mínimo, 102 projetos serão contemplados em um total de R$  milhões, percorrendo 13 linhas da cadeia produtiva desse segmento: do desenvolvimento de roteiro à criação de telefilmes ou obras seriadas. Os projetos culturais deverão ser enviados entre 10 de setembro e 15 de outubro de 2020 até as 18h, por meio de sistema eletrônico de inscrição (clique aqui).

“Nesse momento, ainda de isolamento social, o Visual Periférico vem abrir portas para o mais simples. A nossa inspiração foi de fornecer oportunidades a projetos mais acessíveis, com cotas para mulheres negras, indígenas e diretores estreantes”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

O edital apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) tem compromisso com a descentralização e a democratização ao acesso aos recursos disponibilizados. Nesse sentido, o Edital prevê, em grande parte dos segmentos, não somente atividades gratuitas à população, mas também a realização de oficinas, ações formativas e ações educativas para toda a sociedade.

Os proponentes também são orientados a incluir em seus projetos formatos acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, bem como a preverem estruturas físicas que atendam a essa parcela da população. “A acessibilidade é um critério importante para a avaliação do projeto, quando cabível.A acessibilidade tornou-se um elemento de linguagem e inclusão, sobretudo, nesse tempo de pandemia, quando as peças audiovisuais ganharam uma relevância crucial”, observou o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro.

AS LINHAS DO VISUAL PERIFÉRICO

1. Desenvolvimento de projeto/roteiro cinematográfico de longa-metragem, ou obra seriada.

2. Produção de obra cinematográfica com finalização.

3. Produção de webséries/webcanal.

4. Obra seriada ou telefilme.

5. Comercialização/distribuição de longa-metragem.

6. Mostras, festivais e eventos.

7. Apoio ao desenvolvimento do cineclubismo e manutenção de cineclubes.

8. Pesquisa cultural, técnica, artística e acadêmica.

9. Ações de capacitação/formação (oficinas, cursos, ações educativas ou de formação de plateia, etc.).

10. Restauração/preservação de acervo.

11. Publicação (catálogos, periódicos, livros, revistas especializadas etc).

12. Projeto livre.

13. Produção de jogos eletrônicos.

Os interessados devem encaminhar ficha de inscrição, planilha orçamentária, currículo e outros documentos especificados no edital. Acesse os modelos no site do FAC (clique aqui)

Confira na íntegra o Edital FAC Visual Periférico 2020.

Acesse o Anexo_I_Detalhamento_das_Linhas_de_Apoio – FAC VISUAL 2020

Com informações de Ascom.Secretaria de Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*