«

»

fev 06 2018

Sem Liliane, Roriz fica sem sucessor político

LIA Justiça Eleitoral é sempre cheia de surpresas, mas tudo indica que a única herdeira política do ex-governador Joaquim Roriz vai encerrar a carreira.

A chance de Liliane Roriz (PTB) disputar a eleição deste ano é pequena, diante dos últimos fatos. Ela foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral por compra de votos e fraude na eleição de 2014.

Esta decisão foi mantida ontem pelo novo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, que indeferiu o recurso da deputada.

Fux não vê requisitos suficientes para que seja dada medida cautelar favorável a Liliane.

Em abril do ano passado, Liliane foi condenada pelo TRE-DF a 4 anos, 5 meses e 8 dias de prisão em regime semiaberto, além de multa de R$ 32,4 mil – o equivalente ao valor de 60 salários mínimos em 2011.

A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral. Para os promotores, Liliane Roriz ofereceu vantagens indevidas a eleitores na disputa por uma vaga na Câmara Legislativa, além de não ter declarado, na prestação de contas da campanha, despesas com apoiadores que trabalharam para ela.

O ex-governador Roriz tinha como principal sucessora a deputada federal Jaqueline Roriz, que ficou inelegível desde a eleição passada, por ser incluída na Lei da Ficha Limpa (condenação em segunda instância).

Agora, sem Liliane, a marca Roriz pode ficar restrita ao candidato a distrital Dedé Roriz (PROS), filho de uma irmã do ex-governador, mas sem apoio explícito da família. (RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*