«

»

maio 06 2024

Senado lança campanha para arrecadar cinco mil cobertores para os gaúchos

O Senado Federal está em campanha para arrecadação de cinco mil cobertores que serão encaminhados à população do Rio Grande do Sul, estado que enfrenta a pior tragédia de sua história, com 341 cidades em situação de calamidade pública.

A campanha, encabeçada pela Diretoria-Geral da Casa e pela Liga do Bem, foi anunciada durante audiência pública, hoje (6), na Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Muito emocionado, o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou os tristes relatos da tragédia que já deixou 78 mortos confirmados, 105 desaparecidos e 844 mil afetados, entre eles 175 pessoas feridas, 134 mil pessoas sem casa.

Ele abordou ainda o árduo trabalho dos socorristas e voluntários, que muitas vezes precisam escolher a quem salvar, diante do grande número de pessoas em estado vulnerável.

” Os esforços conjuntos do governo federal e estadual são dignos do nosso respeito, como também os dos prefeitos de cada município — cada um faz o que pode, vereadores, sindicalistas, trabalhadores… E quero muito destacar aqui o dos voluntários. Muitos jovens motoqueiros entram mato adentro para abrir picadas para chegar às cidades. Muita solidariedade de pessoas, com seusjet skis, com seus barcos particulares, enfrentando a correnteza do rio.

O presidente da CDH disse que “é preciso muita união, que as nossas divisas ideológicas sejam esquecidas para o bem-estar da população”.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka afirmou que as primeiras movimentações para a campanha se iniciaram na sexta-feira e que, até o momento, já foram arrecadados cerca de três mil cobertores. A ação da Liga do Bem reúne uma série de parceiros e colaboradores, entre eles os três gabinetes parlamentares do Rio Grande do Sul e grupos de torcidas como as do Grêmio e do Internacional.

“É preciso pressa neste momento, é preciso que nós tenhamos ações rápidas. Depois, teremos outros momentos de ajudar. Haverá uma situação de saúde pela convivência com água; um terceiro momento de reconstrução da vida desses milhares de desabrigados. (…) Porque tem fome, tem pressa e quem tem frio tem pressa, e as temperaturas no Rio Grande do Sul vão baixar a partir de quarta-feira [8]. O Rio Grande do Sul precisa dos brasileiros e brasileiras de todas as querências — afirmou a diretora.

Além de pontos de coletas, as doações para os cobertores podem ser feitas pelo pix apcnsocial@gmail.com. Os cobertores arrecadados serão levados ao Rio Grande do Sul pela Força Aérea Brasileira.

Fonte: Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*