«

»

fev 17 2020

Sobradinho e Ceilândia ganham tendas para atender pessoas infectadas pelo Aedes aegypti

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia e de Sobradinho ganharam, hoje (17), tendas para atender pacientes com suspeita de dengue. As estruturas são semelhantes aos hospitais de campanha montados em 2019, quando o Distrito Federal montou uma força-tarefa contra a doença.

As tendas funcionam das 7h às 19h, de domingo a domingo. Ceilândia e Sobradinho foram as regiões escolhidas com base no mapa de incidência da doença, feito pela Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, o norte, e sul e o oeste de Brasília apresentam o maior número de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypt.

Conforme a secretaria, de 29 de dezembro até 25 de janeiro, o Distrito Federal registrou 1.419 casosprováveis de dengue e uma morte. De acordo com o Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF) , responsável pela montagem das tendas, “a iniciativa é uma medida de precaução frente ao possível aumento de casos nesta época do ano”.

No dia 24 de janeiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou situação de emergência, por 180 dias, na saúde do Distrito Federal. De acordo com o texto do decreto publicado, o motivo foi o “risco de epidemia de dengue, potencial epidemia de febre amarela e a possível introdução dos vírus zika e chikungunya”.

As tendas de atendimento montadas em Sobradinho e em Ceilândia têm cerca de 50 metros quadrados. Os pacientes vão receber diagnóstico clínico, além de passar por teste rápido e teste laboratorial. No espaço eles também irão receber reforço de hidratação.

 

Dados da Secretaria de Saúde apontam que, no ano passado, 62 pessoas morreram por conta da dengue na capital. Esse é o maior número já registrado em monitoramentos divulgados pela pasta desde 1998 – quando foi confirmado o primeiro caso grave da doença no Distrito Federal.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*