«

»

jan 27 2023

Tragédia na Boate Kiss completa 10 anos, pais e amigos fazem vigília; não houve punição

Incêndio na Boate Kiss: 10 anos de tristeza e impunidade | Agência Brasil

Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, um domingo, um incêndio atingiu a boate Kiss, no centro da cidade de Santa Maria (RS). O fogo e a fumaça mataram 242 pessoas, 636 sobreviventes e marcas que permanecem na memória da comunidade até hoje. Muitas homenagens estão sendo prestadas às vítimas. 

As ações continuam hoje (27) para relembrar uma das piores tragédias da história do Brasil, com culto ecumênico e diversos eventos, entre debates e lançamentos de livro e de campanha. As homenagens e atividades vão até amanhã 

Apesar de a investigação sobre as responsabilidades da tragédia ter sido relativamente rápida, quatro envolvidos s e tornaram réus ainda em 2013 por homicídio com dolo eventual, o processo se dividiu em seis e passou pelas fases de recursos até chegar ao tribunal do júri em 2021. A Justiça acolheu argumentos das defesas dos réus, que apontaram falhas em diversos aspectos, anulou o julgamento e o caso continua sem punição

Assim que perceberam o início do incêndio, centenas de pessoas ficaram desesperadas e começaram a correr em busca de uma saída para a rua. Testemunhas afirmaram, na época, que seguranças da boate tentaram impedir a saída dos clientes, mas que logo perceberam a fumaça e liberaram a passagem.

A saída da boate foi dificultada por uma grade colocada perto da porta para organizar a fila de entrada. As pessoas derrubaram grade e porta, o que fez muita gente cair no chão e acabar pisoteada, dizem sobreviventes.

Segundo bombeiros que fizeram o primeiro atendimento da ocorrência, muitas vítimas tentaram escapar pelo banheiro do estabelecimento e acabaram morrendo. Testemunhas também disseram que o ambiente era bastante escuro e que a falta de sinalização fez com que eles pensassem que ali era uma saída.

Várias testemunhas afirmaram que o Corpo de Bombeiros chegou ao local da tragédia rapidamente, entre três e cinco minutos depois do chamado.

Muitas pessoas que conseguiram sair da boate ainda ajudaram a socorrer as vítimas.

O então prefeito da cidade, Cezar Schirmer, e o governador do RS na época, Tarso Genro, acompanharam o atendimento aos sobreviventes e parentes de vítimas.

A então presidente Dilma Rousseff cancelou uma agenda no Chile e viajou para Santa Maria ao lado de ministros. O município decretou luto oficial de 30 dias, enquanto o governo federal estabeleceu luto de três dias em todo o País.

Fonte: Redação e Agência Brasil – Gabriel Brum

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*