«

»

out 08 2014

UM QUADRO ASSUSTADOR NA SAÚDE BRASILEIRA

JEAN MARC MOR (Médico francês, consultor de saúde no Brasil)

Estamos tabulando e fechando os últimos mapas da relação custo-benefício de todo o orçamento do sistema de saúde brasileiro. Os dados são horripilantes: 30% é jogado no lixo pela má gestão, desperdício, atendimento, exames e procedimentos inadequados.

Outros 40% são consumidos, brutalmente, pelo atendimento às vítimas da violência.

Isso quer dizer que a má gestão e o desperdício, somados ao atendimento das vítimas da violência, consome 70% do orçamento total da saúde.

Sobram apenas 30% do total do orçamento para atender cerca de 160 milhões de brasileiros.

Sem falar no saqueio da medicina privada nos cofres públicos, na venda de serviços caríssimos, que têm preços exorbitantes até para um hemograma.

O que custa três reais – tributação incluída – a medicina privada cobra dez reais. Suas taxas de lucro são estratosféricas.

Os outros 40 milhões de brasileiros são atendidos pelos planos de saúde privados. Muito mal e com coberturas mínimas. E onde a violência também consome cerca de 40% dos gastos.

Não há sistema, em lugar nenhum do mundo, que sobreviva e atenda dignamente num quadro desses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*