«

»

set 02 2014

UMA BOA NOTÍCIA: DF É O MAIOR EM TRANSPLANTES DE RIM

O Distrito Federal passou a liderar o ranking nacional de transplantes de rim, com 51,4 doadores por milhão.

No DF, os transplantes de rim são realizados no Hospital de Base, no Hospital Universitário de Brasília e no Instituto de Cardiologia do DF. Este ano já foram realizados 88 procedimentos (oito de doares vivos e 80 de falecidos) até agosto, contra 73 (nove de doadores vivos e 64 falecidos) no mesmo período do ano passado.

A coordenadora da Central de Captação de Órgãos, Daniela Salomão, atribui o êxito dos transplantes no DF às equipes de captação, responsáveis por conversar com os parentes de pessoas com morte cerebral e conseguir que autorizem a doação de órgãos do familiar.

Do total de procedimentos realizados neste ano, em 30% os pacientes conseguiram encontrar um doador em até três meses. Atualmente, há 159 pessoas esperando por um transplante de rim.

A médica responsável técnica pela Unidade de terapia dialítica do HCB, Lívia Cláudio, que faz parte da equipe de transplante renal do HUB como nefrologista pediátrica, ressalta que a espera pelo transplante renal pode ser especialmente delicada no caso de crianças e adolescentes.

“A diálise interfere no crescimento”, enfatizou Lívia Cláudia. “Além disso, os pacientes que fazem diálise não podem ir para à praia, tomar banho de piscina ou banheira e têm inúmeras limitações alimentares”, explicou.

Atualmente, há 32 crianças em diálise em Brasília. Os transplantes renais pediátricos do DF são realizados no HUB em adolescentes a partir de 14 anos. Os demais pacientes realizam o procedimento em São Paulo. No entanto, essa realidade deve mudar em breve, uma vez que o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), que já realiza transplantes renais em adultos, está estruturando a equipe para poder realizar o procedimento em crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*