«

»

ago 14 2018

UnB abre amanhã o segundo semestre com palestra de Célia Xakriabá

Resultado de imagem para Célia Xakriabá

Amanhã (15), às 10h, a Universidade de Brasília realiza sua aula inaugural para o segundo semestre de 2018, a #InspiraUnB.

Primeira indígena do povo Xakriabá a ingressar em um programa de pós-graduação, Célia Xakriabá será a palestrante do evento que busca reunir a comunidade acadêmica, em especial os calouros, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

#InspiraUnB faz parte da iniciativa Boas-Vindas, pela qual a instituição se propõe a acolher os estudantes com diversas ações na primeira semana de aula e por meio do site www.boasvindas.unb.br. Neste ano, a campanha UnB Mais Humana ressalta valores, como respeito, solidariedade, compromisso, equidade, humanidade e cidadania.

Ativista pelos direitos dos povos indígenas, Célia Xakriabá tem um histórico de vida ligado a esses ideais. Ela vem inaugurando uma série de novas realizações para seu povo, localizado no estado de Minas Gerais. Foi estudante da primeira turma de formação de professores indígenas da UFMG e também a primeira indígena a trabalhar em uma Secretaria de Estado de Educação (de 2015 a 2017), onde se engajou na luta em defesa de línguas indígenas ameaçadas.

No início do mês de agosto, Célia defendeu a dissertação desenvolvida no Mestrado em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (Mespt) da UnB. Intitulada O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada, o trabalho tem o objetivo de refletir sobre os saberes e os fazeres presentes no território, analisando as experiências de educação indígena mesmo antes da presença da escola na vida dos povos indígenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*