«

»

maio 08 2014

VACA LOUCA EM FRIBOI DEIXA O BRASIL EM SUSPENSE

No auge da exposição publicitária, a empresa Friboi está envolvida na ocorrência de um caso de vaca louca em seu rebanho, o que gera repercussões gravíssimas para o Brasil.

Hoje foi informado que o Peru impôs embargo temporário de 180 dias à carne bovina brasileira devido a um caso de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como doença da vaca louca, em uma unidade do Frigorífico JBS/Friboi em Mato Grosso. A informação é do Ministério da Agricultura do Brasil.

As importações da carne brasileira pelo Peru representam apenas 0,1% das exportações brasileiras, mas este pode ser o início de um processo que pode se estender a outros países.

O Ministério da Agricultura recebeu do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a confirmação da doença, mas ainda falta saber se é um caso atípico ou um caso clássico.

No ano passado, após a confirmação de um caso de doença da vaca louca em um animal morto em 2010 em Sertanópolis (PR), vários países suspenderam a compra da carne brasileira, embora também se tratasse de EEB atípica.

A OIE não alterou a classificação de risco do Brasil para a doença, que continua insignificante. Os países que deixaram de comprar carne no ano passado foram o Japão, a China, o Peru, o Líbano, a Coreia do Sul, Arábia Saudita, África do Sul, Ilha de Taiwan, a Jordânia e o Chile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*