«

»

mar 29 2023

Vereador gaúcho, xenófobo, é denunciado pelo Ministério Público do RS

SOS Racismo retoma atendimentos presenciais na Assembleia Legislativa do  Estado de São Paulo

O vereador Sandro Fantinel (sem partido), de Caxias do Sul foi denunciado ontem pelo Ministério Público do RS (MPRS) por racismo.. Além disso, o MP pediu a perda do cargo e a fixação de uma indenização a ser paga pelo parlamentar para reparar os danos morais coletivos causados.

A defesa de Fantinel afirma que “discorda frontalmente do pedido de afastamento cautelar do parlamentar pela completa ausência de previsão em lei”. 

O vereador responde a um processo de cassação por causa de declarações preconceituosas feitas contra trabalhadores baianos resgatados em situação semelhante à escravidão em Bento Gonçalves. Ele também foi indiciado por crime de racismo.

Na tribuna, o vereador pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia. A maioria dos trabalhadores contratados para a colheita da uva veio daquele estado.

Fantinel sugere que se dê preferência a empregados vindos da Argentina, que, segundo ele, seriam “limpos, trabalhadores e corretos”.

Fonte: g1/agências

Foto: Alesp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*