«

»

out 28 2017

Vice-presidente da Espanha assume governo da Catalunha

images (65)

A vice-presidente da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, foi empossada como chefe do governo da Catalunha, segundo decreto publicado no Díário Oficial espanhol deste sábado.

A medida é parte das ações anunciadas por Madrid desde ontem, em resposta à declaração do parlamento local de que o processo de independência da região autônoma começaria.

O então presidente da Catalunha Carles Puigdemont, e a cúpula do governo regional, também foram destituídos pelo governo fedeal, que convocou novas eleições. O pleito está previsto para o dia 21 de dezembro. Até, lá, Soraya assume as funções administrativas da Catalunha. Ela é deputada pelo Partido Popular, o mesmo do primeiro-ministro Mariano Rajoy, que é o chefe do governo nacional.

O decreto publicado neste sábado toma o controle da Catalunha para o governo federal, para em seguida delegar algumas funções à vice-presidente e a ministros de estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*