«

»

abr 29 2018

VOCÊ SABE QUAL É A JOGADA DESSE GORDINHO SINISTRO?

ETHEVALDO SIQUEIRA

Kim doisVocê acredita na sinceridade desse ditador? De repente, não mais do que de repente, ele resolve fazer declarações de amor aos irmãos, coreanos do sul, e troca aperto de mão abaixo do paralelo 38, na fronteira entre os dois países, com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Mais do que isso: promete desmontar seu arsenal nuclear. E já não repete as acusações mais ameaçadoras contra os Estados Unidos.

Que aconteceu para mudar de forma tão radical as atitudes ameaçadoras e o exibicionismo bélico nuclear do ridículo ditador? Será que tudo isso não é mais uma armação?

A Coreia do Norte é um país pobre – anos-luz atrás de sua irmã-vizinha Coreia do Sul.

Gastou bilhões com seu projeto nuclear para chantagear o mundo e a própria Coreia do Sul.

Até aqui tem recebido ajuda chinesa para coisas básicas como alimentos e remédios. Mas a China parece não estar satisfeita com sua pupila sem juízo e perdulária.

A situação chegou ao extremo.

Durante os últimos dois anos, Kim Jong-un tem lançado as maiores ameaças aos Estados Unidos, após cada lançamento de mísseis, que poderiam supostamente alcançar o outro lado do Pacífico.

O problema é que nenhuma grande potência nuclear – China, Estados Unidos, França e Reino Unido – quer brincar com fogo.

Analistas independentes afirmam que a viagem que Kim Jong-un à China, há poucas semanas, foi o momento da virada, pois os líderes chineses o puseram contra a parede e lhe sugeriram uma “saída honrosa” e até positiva, com a reaproximação da Coreia do Sul e a promessa de que poderá desmontar seu arsenal nuclear.

É bem possível que essa tese tenha fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*