«

»

jun 03 2015

VOCÊ SABIA QUE PODE BLOQUEAR APARELHO CELULAR ROUBADO?

 
As prestadoras de telefonia móvel mantêm, desde 2000, um cadastro de aparelhos celulares bloqueados por roubo, furto ou extravio.

Esse banco de dados, chamado de Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), permite que os proprietários de telefones celulares possam bloquear, além da linha, também o aparelho.

Os procedimentos, colocados à disposição dos clientes pelas prestadoras, são muitos simples.

O primeiro deles, e o mais importante, é saber o número de série do aparelho, chamado de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). É como se fosse o chassi do carro, que identifica o celular quando ele está usando a rede de telefonia móvel.

Para descobrir o IMEI, basta digitar no teclado do aparelho *#06# e aparecerá um número, que deverá ser anotado e guardado.

Com essa informação, o usuário que tiver seu celular roubado, furtado ou extraviado pode ligar para sua prestadora para informar o que ocorreu e solicitar, além do bloqueio da linha, também o bloqueio do aparelho.

A linha pode ser bloqueada com a identificação do proprietário, mas o aparelho só pode ser bloqueado com a informação do IMEI.

Os números de celulares extraviados, perdidos ou roubados vão para o CEMI e, atualmente, há cerca de 5,1 milhões de aparelhos registrados nesse cadastro. No Brasil há 283 milhões de celulares em operação.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*