«

»

abr 26 2022

Acadêmicos do Grande Rio vence o Carnaval do Rio de Janeiro, título que disputava há 30 anos

Grande Rio cantou Exu no Carnaval 2022 (Foto: Gabriel Monteiro / Riotur)

A Acadêmicos do Grande Rio ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro de 2022. A escola da baixada fluminense, que cantou sobre o orixá Exu em seu enredo, levou o campeonato da festa carioca pela primeira vez em sua história.

Fundada em 1988, a escola tem se comprometido com a festa e focado em enredos mais críticos e sambas que empolgam o público. O desfile, que teve a atriz Paolla Oliveira como rainha de bateria, mostrou Exu e todas as suas nuances durante uma passagem impecável pela Marquês de Sapucaí.

“É da nossa cidade, da nossa comunidade, com muita luta. o sonho da felicidade. Obrigado Caxias, que deu esse presente para nossa cidade. uma luta incesante e conseguimos”, disse o presidente da escola, Almir Reis.

Arlindinho, que é um dos compositores do samba-enredo, celebrou à emissora: “A desmistificação de Exu, de falar da verdade do povo de Caxias, que é o lugar no Estado com o maior numero de terreiros de umbanda e candomblé. A verdade não mente. Vai entrar para a história do carnaval. Tenho um samba campeão do carnaval falando de exu, que é meu orixá, do meu povo.”

Há quase 30 anos no Grupo Especial, a Grande Rio tinha batido na trave quatro vezes, com vice-campeonatos — o último em 2020, depois de liderar praticamente toda a apuração.

Desta vez, o título veio, mas não sem emoção: a Beija-Flor de Nilópolis chegou a ultrapassar Caxias no início da apuração, mas terminou em segundo. A São Clemente, última colocada, foi rebaixada para a Série Ouro.

Fonte: Yahoo – Patfrick Monteiro/g1

Foto: Riotur – Gabriel Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*