Apesar da enorme carga de erros no primeiro turno das eleições, as pesquisas de opinião estão sendo esperadas com ansiedade, com a perspectiva de que indiquem, no plano federal, a liderança do tucano Aécio Neves e, no plano local, de Rodrigo Rollemberg (PSB).
Ambos são senadores, relativamente jovens, impondo um sentimento de renovação no quadro eleitoral, apresentando-se como anti-petistas.
Enquanto Aécio enfrenta a candidata-presidente Dilma Rousseff, do PT, Rollemberg disputa a eleição com o veterano Jofran Frejat, do PR, apoiado por José Roberto Arruda e Joaquim Roriz.
São, portanto, dois perfis diferentes de disputa que se unem para um só resultado, pois Aécio e Rollemberg agora estão juntos na busca dos votos em Brasília.
Se as pesquisas desta semana consolidarem percentuais favoráveis a Aécio e Rollemberg, poderão gerar uma atração forte de diferentes áreas da sociedade em torno desses dois candidatos anti-petistas, antecipando prematuramente um clima de “já ganhou”.
Isso poderá elevar muito a temperatura da campanha eleitoral, em níveis quase insuportáveis de se ver, principalmente nas redes sociais (Facebook, Twitter), onde o chamado marketing viral já está sendo usado intensamente, de forma irresponsável e emocional.