RENATO RIELLA
O PSDB entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de auditoria especial do resultado da eleição presidencial – e isso envolve muitas especulações.
Uma delas é que, com este ato discutível, o partido está dando mote para que a revista Veja possa lançar uma capa neste fim de semana que não encha a bola da presidente Dilma Rousseff.
A Veja pode sair, por exemplo, com o seguinte título: “Dilma reeleita com contestação judicial do PSDB”.
O TSE, numa primeira avaliação dessa contestação, já disse que o pedido de reavaliação da eleição deveria ter sido feito pela coligação que lançou o candidato Aécio Neves, e não pelo partido.
Com isso, se quiser, o TSE pode recusar o recurso do partido, alegando essa impropriedade no encaminhamento.
Na verdade, não dá para prever o que acontecerá com o tribunal na próxima semana, pois a eleição digital é, há décadas, um orgulho nacional, e nunca foi posta em dúvida.
A Justiça Eleitoral tem a seu favor a previsão feita pelos dois principais institutos de pesquisa, que nos dias anteriores e na chamada pesquisa de boca de urna anteciparam a margem de vitória de Dilma sobre Aécio.
O certo é que o clima de terceiro turno permanece, embora setores diversos da sociedade, inclusive o chamado mercado econômico e financeiro, tentem voltar à normalidade.