«

»

jan 02 2015

ARTIGO: OBAMA E O PAPA FRANCISCO

VÍTOR RAMALHO

O final de 2014 foi marcado no plano da economia mundial pela baixa muito significativa do preço do petróleo, o que se repercutirá negativamente nos países produtores com orçamentos sustentados em receitas elevadas provenientes da exploração dele.

Estão neste caso a Rússia, a Venezuela e alguns países africanos, entre os quais Angola.

A manter-se a baixa durante os próximos dois a três anos, como admitiu Putin, esses países terão não só de reescalonar os investimentos a um prazo mais longo, como diversificar o sistema produtivo.

Ao invés, os países com peso relevante na importação de petróleo, como é o caso de Portugal, verão as despesas orçamentais serem menores, com óbvias vantagens para o crescimento do produto interno bruto, logo para a economia.

A baixa do petróleo correu paredes meias com a notícia que os EUA e Cuba teriam chegado a bom termo nas negociações que concluíram pelo restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Estes dois fatos, se outros não houvesse – e há – recolocaram o presidente Obama como um político de enorme dimensão na cena internacional, numa altura em que muitos analistas, depois do recente reforço dos republicanos nas últimas eleições para o Congresso e para o Senado, vaticinavam-lhe uma inevitável queda de influência.

2015 surge assim sob o quadro de uma nova realidade, econômica e política, à escala planetária, não se devendo nem podendo escamotear também o papel do Papa Francisco na denúncia das desigualdades, da austeridade que mata e da luta contra a pobreza e o desemprego.

Obama e o Papa Francisco foram, sem dúvida, as duas personalidades mais marcantes de 2014.

* Vítor Ramalho é o secretário-geral da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e assina quinzenalmente no site Portugal Digital a coluna “Observador Lusófono”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*