«

»

maio 29 2014

DICA IMPORTANTE PARA OS HOMENS

RENATO RIELLA

Há três anos, num almoço de família, era preciso tirar a rolha de uma garrafa de vinho. Prontamente, usei os dentes com força e fiz o serviço, sob risadas gerais.

Dias depois, senti grande incômodo num dente de trás e tive de recorrer à ajuda especializada.

Meu ótimo dentista, Hamilton França, disse que fui vítima de um acidente que só atinge os homens.
Constantemente ele atende rapazes e senhores nessa situação.

Na verdade, é um ato de ignorância, de machismo, de desconhecimento do próprio corpo. O dente foi criado para suportar pesos consideráveis de cima para baixo.

Na hora de enfrentar forças laterais o dente é frouxo, mole, sujeito a deslocamentos graves. Hamilton França, rindo, contou que há caras machões usando os dentes até para abrir garrafas de cerveja – e pagam caro por isso.

Da minha parte, depois de sofrer com este dente vítima de uma rolha de garrafa, passei por radiografias e, finalmente, por uma ressonância magnética. Diagnóstico: dente condenado, com fratura na raiz.

Assim, por pura ignorância, terei de fazer implante dentário. Tinha orgulho de manter, aos 65 anos, todos os dentes em ótimo estado. Mas dancei!

E você, amigo machão, use os dentes só para mastigar com cuidado, viu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*