«

»

ago 09 2013

FIQUE DE OLHO NO 4 DE OUTUBRO, UM DIA DECISIVO

 RENATO RIELLA

A população em geral não sabe, mas grande parte das coisas que estão acontecendo no Brasil tem a ver com o dia 4 de outubro, quando estaremos a um ano das eleições de 2014.

Esta é a data final para as definições partidárias, abalando todos os setores políticos do país. Assim, quase tudo o que está sendo discutido hoje gira em torno dessa preocupação, embora os jornais falem de inflação, manifestações de rua, falta de segurança nas cidades, alta do dólar, etc.

Por exemplo, até lá saberemos se o partido da ex-ministra Marina Silva, o Rede, vai se viabilizar. Caso contrário, ela pode entrar em outro partido, mas perderá muito em termos de autenticidade.  E assim por diante.

Na reta final do 4 de outubro, muita gente pode mudar de partido, principalmente aqueles que, como Joaquim Roriz, estão livres. Isto é: não têm a amarração de mandato parlamentar.

É o caso de José Roberto Arruda, Paulo Octávio e outros, que estão percorrendo o supermercado partidário para escolher uma sigla onde possam investir dinheiro e potencial de votos.

PMDB e PT tentam atrair nomes potencialmente viáveis, oferecendo isso ou aquilo – mas sabe-se que, em 2014, a maior parte das ofertas não será cumprida, pois o foco é feito em cima dos políticos que mandam nos partidos.

Portanto, pessoal, ao ler jornal, perceba quanto essa questão da definição partidária está pesando nas mudanças de dirigentes, nos projetos apresentados de última hora e nas falas dos governantes.

O dia 4 de outubro é estratégico no panorama político brasileiro e brasiliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*