«

»

abr 30 2013

INFLAÇÃO DE 5,71% PODE AUMENTAR OS JUROS

 RENATO RIELLA

A perspectiva de inflação para 2013 subiu de 5,70% para 5,71%, segundo a projeção feita por analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central.

Esta não é uma boa notícia para a presidente Dilma Rousseff, quanto mais quando se fica sabendo que a previsão para 2014 fica também nos 5,71%. E o próximo ano é eleitoral, quando esta questão estará em plena evidência no debate entre candidatos.

As projeções para a inflação neste ano e em 2014 estão acima do centro da meta estabelecida pelo próprio governo, que é de 4,5%. Porém, estão abaixo do limite superior da meta, que é 6,5% ao ano.

Com isso, a taxa básica de juros, a Selic, que está hoje em 7,50% (foi aumentada este mês pelo BC), pode crescer mais no fim de maio. Este é um remédio amargo aplicado internacionalmente contra a inflação, apesar das reações da presidente Dilma, que tem lutado contra o aumento dos juros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*