A Intenção de Consumo das Famílias brasilienses cresceu em dezembro e atingiu 98,6 pontos, contra 96,3 registrados em novembro deste ano. O resultado do último mês de 2018 é o maior desde maio de 2015, quando o índice apresentou 101,1. É o que mostra pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 4,9 pontos. Em dezembro do ano passado, a pesquisa havia registrado 93,7 pontos – valores abaixo de 100 indicam um pessimismo por parte da população.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que a intenção de consumir da população veio aumentando durante o ano, por conta dos juros em queda e inflação em baixa que formaram um cenário que acabou dando suporte à maior disposição das famílias para o consumo.
Adelmir destaca que dezembro é um mês propício para o comércio. “Temos as festas de fim do ano, momento em que o comércio mais vende. Os consumidores também recebem a parcela do 13º salário, o que acaba animando a população e os lojistas.”, afirma. “Recentemente a Fecomércio realizou uma pesquisa sobre intenção de consumo no Natal e o estudo mostra que 66,1% dos entrevistados têm a intenção de comprar produtos para presentear neste Natal, com o preço médio do presente ficando em torno de R$ 389,79”.
A pesquisa revela ainda que 75,8% dos entrevistados se sentem mais seguros no emprego em comparação com a situação no mesmo período do ano passado. A avaliação da renda atual também está elevada: 51,9% informam que a renda está melhor do que em 2017.
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro.
Fonte: Fecomércio