RENATO RIELLA
A candidata do PSB a presidente, Marina Silva, acorda hoje fortalecida pela pesquisa do Ibope, na qual pode vencer a eleição no segundo turno com larga folga.
A pesquisa mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com 34% das intenções de voto, mas Marina Silva já aparece com 29% das intenções, enquando Aécio Neves (PSDB) tem apenas 19% das intenções.
Os dados foram divulgados pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, que encomendaram a pesquisa.
De acordo com a pesquisa, em um segundo turno com Dilma, a candidata Marina Silva, que entrou recentemente na corrida presidencial, sairia vencedora.
Nas simulações de segundo turno, Marina seria eleita com 45%, contra 36% de Dilma. Há 11% de indecisos e 9% anulariam.
Em pesquisa espontânea, quando se pergunta a intenção de voto do eleitor sem mostrar para ele lista com os nomes dos candidatos, Dilma tem 27% dos votos, Marina chega a 18% e Aécio tem 12%.
Marina tem a menor rejeição, 10%. Dilma tem 36% e Aécio, 18%.
A avaliação do governo Dilma foi considerada ótima ou boa por 34% dos entrevistados. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo foram 27%. Os que responderam regular somam 36%. E outros 2% não souberam responder.
Ontem teve um longo debate na Band, que acabou à 1h da manhã de hoje. A presença de sete candidatos, num debate iniciado depois das 22h, tira qualquer influência eleitoral nesse processo.
No entanto, houve uma performance praticamente perfeita de Aécio Neves e a nova candidata Marina Silva conseguiu atravessar o debate com bom desempenho. A presidente Dilma Rousseff não teve momentos desastrosos, mas tem o inconveniente de ficar a todo momento justificando questões difíceis de governo.
Em resumo, o debate não deve influir muito nas próximas pesquisas.