«

»

dez 31 2016

PUTIN NÃO ACEITOU PROVOCAÇÃO DO PATO MANCO

ALEX SOLNIK

O chanceler russo Lavrov anunciou o que achava que Putin mandaria que fizesse, mas se enganou.

Putin surpreendeu todo mundo, desautorizando o seu anúncio de que haveria represálias de Moscou contra a expulsão de 35 funcionários russos dos Estados Unidos na mesma moeda.

Foi uma jogada de mestre.

Putin mostrou que o senhor da guerra não é ele.
Não aceitou a provocação, achou melhor engolir o sapo, pois, afinal, não vale a pena brigar com um presidente americano em fim de mandato por uma questão que não tem o apoio do novo presidente que vai assumir daqui a vinte dias.

Foi uma forma sutil de dizer: “Obama, você não manda mais, você é um pato manco, nem te ligo”.

Com isso, Putin vestiu o figurino de bombeiro da história, o que foi bom para todo mundo, inclusive para ele e desanuviou o clima tenso que Obama teve a gentileza de criar às vésperas do Ano Novo.

Talvez sirva para melhorar um pouco a imagem de Ivã o Terrível que a mídia americana e europeia tenta lhe perspegar.

Putin também avaliou que, se retaliasse daria gás a um litígio que poderia contaminar suas relações com Trump, que teria de responder à retaliação.

E tudo o que ele não quer é brigar com Trump, especialmente no primeiro dia de mandato.

Outro motivo para sua reação comedida é que ele prefere que o assunto esfrie, porque se tiver desdobramentos, como quer Obama, podem surgir acusações da participação de Edw Snowden nesses ciberataques à campanha de Hillary.

Putin prefere manter seu hóspede ilustre longe dos holofotes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*